Na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, foi realizada uma Sala de Situação em Emergência de Saúde Pública com o propósito de atualizar as notas técnicas e reforçar a vigilância em saúde. O encontro teve como foco principal a discussão sobre a situação de emergência em saúde pública, destacando a importância da atualização contínua das diretrizes para garantir a eficácia das medidas de prevenção e vigilância ativa.
Durante a reunião, foram abordados temas críticos, incluindo ondas de calor, coqueluche, meningites, síndrome respiratória aguda e mortalidade, atualizando e alinhando as notas técnicas que são considerados essenciais para uma resposta eficaz e ágil em situações emergenciais.
A participação e colaboração de todos os eixos da Coordenadoria de Atenção Primária, bem como dos representantes da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), da Diretoria de Investigação e Controle de Agravos (DICA) e do Gabinete, foram destacadas como fundamentais para o desenvolvimento de medidas de prevenção e resposta rápida.
O encontro foi conduzido por Bernardo Coupêe, da Direção de Vigilância em Saúde; por Daniel Mello e Gleice Marques, da Vigilância Epidemiológica, e por Luana Silva da Imunização da CAP 2.1, que contribuíram para o debate e aprimoramento das estratégias de enfrentamento das emergências de saúde pública.
Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.