Foi realizada nesta sexta-feira, dia 03 de maio, nas dependências da Estação OTICS-Rio IMPP, no Laboratório de Informática – Bárbara Starfield, a Oficina de Capacitação do Sistema de Críticas do SIM e SINASC.
O encontro, que foi coordenado e ministrado pela Gerente de Informações de Dados Vitais (GIVD), Adirlene Penha, teve como público-alvo os profissionais da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) das áreas programáticas: 1.0, 2.1, 2.2, 3.1 e 3.2.
O objetivo da capacitação foi a apresentação das atualizações do programa de críticas do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC).
A Coordenação de Vigilância e Análise de Dados Vitais (CADV) é a instância de gestão municipal responsável por realizar os processos de trabalho referentes ao monitoramento e à análise contínuos das estatísticas vitais no âmbito do município do Rio de Janeiro, por meio do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Neste sentido, se constituem como competências da equipe desta coordenação a experiência na análise de situação de saúde a partir de indicadores clássicos que dizem respeito às estatísticas vitais, bem como os processos de codicação de causas de óbito, investigação de óbitos prioritários no âmbito da Saúde Pública e gerenciamento/manutenção do SIM e do SINASC em nível Municipal.
Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.