Foi realizada hoje, 29 de abril, a oficina “Movimentos de (Re)existência étnico-racial: promovendo equidade nos cenários de saúde”, no auditório A – Jorge Luiz Costa do Instituto Municipal Philippe Pinel
A oficina traz como proposta promover debates que estimulem a pensar criticamente sobre as especificidades étnico-raciais na atenção primária à saúde. A intenção é estimular o desenvolvimento de saberes e práticas de cuidado que garantam a melhoria do acesso, acolhimento e promoção de saúde dos diferentes grupos étnico-raciais do município do Rio de Janeiro.
A promoção da equidade étnico-racial é crucial para alcançar justiça e igualdade, enfrentando preconceitos arraigados e desigualdades sistemáticas. O cuidado étnico-racial reconhece a importância de considerar a diversidade dos povos na prestação de serviços de saúde, visando garantir tratamento justo e adequado para todos.
As oficinas oferecem um espaço seguro e colaborativo para sensibilizar profissionais sobre a importância do enfoque étnico-racial. Elas facilitam a autorreflexão e o diálogo aberto, promovendo uma compreensão mais profunda das questões de equidade étnico-racial e o desenvolvimento de habilidades práticas para a comunicação culturalmente sensível.
Além de fornecer informações atualizadas sobre disparidades étnico-raciais, as oficinas capacitam os profissionais na tomada de decisões para reduzir essas disparidades em suas práticas cotidianas, promovendo uma cultura de paz como estratégia de prevenção de violências cotidianas.
Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.