Na tarde desta terça-feira, 15 de julho de 2025, no Auditório B – ‘Neiva Fátima C. de Oliveira’, localizado no Instituto Municipal Philippe Pinel, foi realizado o Fórum de Saúde Mental, organizado pelas articuladoras de Saúde Mental Eliane Cruz e Luisa Motta. O evento teve como objetivo promover um espaço democrático de debate sobre questões relacionadas à Saúde Mental na rede da Área Programática (AP) 2.1 do município do Rio de Janeiro, reunindo trabalhadores da rede de saúde e a população em geral.
Durante o encontro, foram debatidos temas centrais para o cuidado em Saúde Mental, com foco na valorização das práticas territoriais, na articulação entre os serviços da rede e na construção coletiva de estratégias que garantam o acesso integral e humanizado aos usuários. A iniciativa proporcionou um momento de escuta qualificada, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental.


Um dos destaques do evento foi a participação do Bloco Carnavalesco “Tá Pirando, Pirado, Pirou!”, ligado ao Instituto Philippe Pinel, que trouxe uma apresentação artística carregada de simbolismo, promovendo reflexão, integração e valorização da cultura como ferramenta de cuidado e inclusão social. A manifestação cultural reforçou a importância da arte como parte essencial das práticas em saúde mental, contribuindo para o enfrentamento do estigma e a promoção da cidadania.
O Fórum reforçou a importância do diálogo entre os diferentes atores da rede de atenção psicossocial, promovendo a construção de um cuidado cada vez mais comprometido com os direitos, a dignidade e o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico. A atividade refletiu o compromisso contínuo com a qualificação dos serviços e com a construção de uma rede de saúde mental fortalecida e acolhedora.

Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.