Na terça-feira, 26 de novembro, aconteceu no auditório C do Instituto Municipal Philippe Pinel, a reunião de Comissão de Óbito Materno-Fetal, com o objetivo principal de analisar os óbitos, os procedimentos realizados e as condutas adotadas, além de avaliar a qualidade das informações presentes nos atestados de óbito. Esse processo visa determinar a causa da morte, por meio da coleta e análise de dados, que envolvem fichas de investigação, prontuários e resultados de exames.
O encontro teve como público-alvo profissionais da área da saúde, como sanitários, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gestores e diretores de unidades, além de codificadores. Durante a reunião, foram abordados tópicos como a investigação de óbito materno-fetal, com foco na identificação das causas de morte, na análise dos fatores de risco envolvidos e na melhoria da qualidade assistencial.
A comissão visa também propor medidas para reduzir a ocorrência de óbitos, com um olhar atento à melhoria contínua dos serviços e à implementação de estratégias de prevenção. Além disso, foi discutida a importância de uma atuação colaborativa entre os profissionais da saúde, a fim de promover a qualidade no atendimento e a segurança das gestantes e fetos.
Endereço do OTICS IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.