Mural em Homenagem ao Dr. Juliano Moreira é inaugurado no IMPP

Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, foi inaugurado no Instituto Municipal Philippe Pinel, o mural em homenagem ao Dr. Juliano Moreira, no Auditório A – Jorge Luiz Costa. O evento contou com três mesas de debate: a Dra. Ynaê Lopes, doutora em história social pela USP, falou sobre o papel de Juliano Moreira como médico negro na fundação da psiquiatria brasileira; Pedro Rajão, do Projeto NegroMuro, discutiu a importância do mapeamento da memória negra através do muralismo; e o Dr. Fernando Ramos, ex-diretor do IMPP, abordou a história do Hospital Nacional dos Alienados, hoje Instituto Philippe Pinel.

O evento contou com a presença do Dr. Hugo Fagundes, superintendente de Saúde Mental, além de vários profissionais ligados a instituições e unidades de Saúde Mental do nosso município, como também residentes de psiquiatria e estudantes. A solenidade foi finalizada com um breve coquetel que celebrou a cultura afro, exaltando a riqueza e ancestralidade da culinária, que preserva tradições e sabores carregados de história e resistência. Os convidados prestigiaram o mural e puderam refletir sobre o legado de Juliano Moreira na psiquiatria e na luta contra o racismo científico.

Sobre o projeto NegroMuro:
O Projeto NegroMuro, desde 2018, vem destacando a memória negra por meio de murais em locais públicos e patrimônios históricos do Rio de Janeiro, revelando a importância de figuras negras históricas. Em uma cidade marcada pela herança colonial, o projeto busca combater o apagamento da memória negra, trazendo visibilidade e reconhecimento a essas personalidades.

Fotos: OTICS-Rio IMPP / João Aranha

Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.