Na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, ocorreu na sala de aula do Otics Pinel um encontro do grupo formativo de preceptores da residência médica em psiquiatria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro.
O tema abordado foi a andragogia, um conceito que se refere à teoria e prática da educação de adultos. Malcolm Knowles, um educador americano, foi quem popularizou esse termo, destacando a diferença entre pedagogia (educação de crianças) e andragogia.
A andragogia reconhece que os adultos aprendem de maneira diferente das crianças e, por isso, requerem abordagens de ensino específicas. Alguns princípios fundamentais da andragogia incluem:
- Experiência Prévia: Os adultos trazem uma vasta gama de experiências para o processo de aprendizado, e essas experiências devem ser valorizadas e usadas como base para o novo conhecimento.
- Autonomia e Autodireção: Os adultos geralmente preferem ter controle sobre o que e como aprendem, exigindo um papel mais facilitador e menos diretivo por parte do educador.
- Relevância: A motivação dos adultos para aprender aumenta quando percebem a relevância imediata do material para suas vidas ou trabalhos. O aprendizado deve ser prático e aplicável.
- Prontidão para Aprender: A disposição para aprender em adultos está frequentemente relacionada a necessidades específicas, como problemas profissionais ou desafios pessoais, e não necessariamente a um cronograma fixo.
-
Motivação Intrínseca: Embora recompensas externas possam ter algum impacto, a motivação dos adultos para aprender é frequentemente intrínseca, ligada a metas pessoais, realização e desenvolvimento profissional.
O encontro foi conduzido por Ana Irene, professora da Residência Médica de Psiquiatria.
Endereço da OTICS-Rio IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.