Aula sobre lições da experiência brasileira com a redução de danos acontece no IMPP

Na última terça-feira, dia 14 de maio, no Auditório A – Jorge Luiz da Costa do Instituto Municipal Philippe Pinel, o sociólogo e redutor de danos Dênis Petuco, pesquisador da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (FIOCRUZ), ministrou a aula “Clínica e territórios: lições da experiência brasileira com a redução de danos” que faz parte de uma das disciplinas da grade curricular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).

A aula foi planejada pelo Marginália Laboratório de Psicanálise e Estudos sobre o Contemporâneo, coordenado pela professora Fernanda Canavêz do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ), e do Coletivo Convivências, coordenado pelo professor Thiago Melício (IP/UFRJ) que também participaram da conversa e enriqueceram o encontro.

A atividade faz parte das atividades das disciplinas “Clínica da rua: saberes localizados e luta antimanicomial” e “Atenção Básica”, oferecidas regularmente ao curso de Psicologia da UFRJ. Dênis partiu do diálogo entre a Educação Popular e a Saúde para falar sobre a história da Redução de Danos no Brasil, relembrando os saberes construídos ao longo dos anos por trabalhadores que atuam no campo, na construção da política de Redução de Danos. A aula foi focada na importância dos territórios, bem como das tecnologias e dos saberes que deles brotam, para a construção de dispositivos de cuidado.

Endereço do OTICS IMPP: Av. Venceslau Brás, 65 – Botafogo, Rio de Janeiro.